2020 começou e, com ele, vem aquela sensação de renovação e fôlego para encarar mais um novo ano.
Normalmente, é o período onde nossa cabeça fica “a mil”, com vários projetos e metas na ponta do lápis, somado à muita vontade de tirar as coisas do papel.
Isso é ótimo!
Para dar aquela forcinha na direção certa, o d/propósito separou 5 metas “do bem” para você adotar em 2020 – com dicas práticas, para você desenhar metas que irão fazer bem ao próximo e também a você!
Fazer algum tipo de trabalho voluntário
Voluntariado é algo que todas as pessoas deveriam fazer, ao menos uma vez.
Dentro desse tipo de trabalho, você não apenas ajuda pessoas e causas que precisam de apoio, mas também conhece realidades que, por muitas vezes, são diferentes das suas. Lida com pessoas e situações que te jogam para fora da zona de conforto e, dentro disso, aprende a exercer muito mais a empatia e a gratidão.
Dica prática: existem diferentes tipos de trabalho voluntário. A dica é escolher aquele que mais chama a sua atenção e que você mais acreditar que poderá contribuir.
Leve em consideração o tipo de voluntariado, o tempo que você tem para dispor com ele e qual será o seu grau de envolvimento.
Passar menos online e mais tempo (de qualidade!) offline
Sabe aquela velha desculpa de “não tenho tempo para aprender inglês” ou “nossa, o dia não rendeu nada”, enquanto você passa (sem nem perceber) mais de 2 horas do seu dia vendo stories no Instagram? Chegou a hora de mudar esse velho hábito.
O objetivo dessa meta é fazer com que você aproveite mais o momento presente, desacelere e foque mais a sua energia em viver, e menos em mostrar que está vivendo (ou acompanhar a vida de outras pessoas por redes sociais).
Dica prática: comece com pouco e vá aumentando o hábito de estar offline gradativamente. Dez minutinhos a menos por dia já é uma excelente vitória!
Algumas redes sociais, como o Instagram, permitem que você configure um alerta de quanto tempo por dia você pode passar no app.
Leia também: Joy of missing out: o que significa JOMO, a alegria de viver uma vida mais offline
Cuidar da saúde mental
Os brasileiros são o povo com o maior índice de ansiedade do planeta, segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS).
Esse problema prejudica o dia a dia, a criatividade e a produtividade, além de poder desencadear problemas mais sérios, como a depressão, síndrome do pânico ou burnout.
Nós já falamos bastante disso aqui no portal (sugerimos que você clique aqui, aqui e aqui para atualizar a leitura!), e nunca antes cuidar da saúde mental se fez tão necessário.
Dica prática: o caminho para uma boa saúde mental começa com autoconhecimento. Entender os gatilhos da sua rotina que levam à situações de ansiedade e estresse, como você responde a eles e o que pode fazer nessas situações é fundamental.
Se conseguir, a terapia pode ser um ótimo auxílio nessa empreitada – pois você terá o suporte de um profissional com você. Caso não seja possível, leia bastante sobre o assunto, medite, e se observe acima de tudo!
Adquirir conhecimento
Conhecimento é uma das únicas coisas que, uma vez que você adquire, nada nem ninguém nunca irá tomar de você.
É um dos melhores investimentos (de tempo, esforço e dinheiro) que alguém pode fazer por si mesmo.
Elencamos aqui algumas situações onde você pode aplicar essa meta (pode escolher mais de uma!):
- Aprender ou aprimorar alguma língua
- Atualizar o currículo com algum curso ou treinamento da sua área
- Aprender alguma área completamente nova e abrir seus horizontes profissionais
- Estudar sobre empreendedorismo para desenvolver o seu próprio negócio
- Ter mais educação financeira para aprender como poupar mais e investir nos seus verdadeiros sonhos e objetivos
- Aprender algum hobbie novo para sair da rotina (música, teatro, culinária, artesanato…)
Dica prática: da mesma forma que fizemos com a dica 2, comece aos poucos! Invista nem que seja 15 minutos do seu dia para aprender alguma coisa nova.
Outra coisa para se ter em mente, é que você não precisa investir uma grande quantidade em dinheiro para adquirir conhecimento! Existem vários livros, cursos gratuitos e conteúdos disponíveis na internet para você aprender hoje mesmo.
Buscar propósito em tudo o que faz
Essa provavelmente é a meta mais importante de todas, e que deve servir de guia para todas as metas acima e também para suas próprias metas pessoais.
Independente do que estamos fazendo, devemos sempre buscar o propósito de nossas ações.
Porque estamos tomando determinada atitude, indo em determinada direção.
Encontrar o seu propósito, descobrir o que te move adiante, será o combustível necessário para que você tenha fôlego durante todo o ano para tirar suas metas do papel.
Dica prática: aqui a dica é olhar para dentro, pois cada um de nós temos nossos próprios propósitos. Recomendamos também a leitura de artigos e podcasts relacionados ao tema.
Leia também:
O propósito da diversidade e a diversidade do propósito
Em 2020 você será protagonista ou coadjuvante?
Qual é a sua causa? Faça o teste e “Descubra sua Causa”!
E você, quais são as suas metas “do bem” para 2020? Conta para gente aqui nos comentários!