Hoje podemos dizer que manter a mente saudável é muito importante! Já se foi o tempo (se é que esse dia existiu, de fato) em que a principal preocupação do ser humano com sua saúde é manter o corpo saudável, praticando exercícios regulares, com alimentação balanceada e estar em dia com seus exames médicos.

Com a correria do dia a dia em ritmo acelerado, a quantidade frenética de informações que recebemos diariamente e o imediatismo, cada vez mais temos que prestar atenção na saúde da nossa mente.

Essa preocupação não é à toa: hoje, transtornos mentais e comportamentais são a terceira maior causa de afastamento de trabalho no Brasil, somando mais de 23 milhões de brasileiros com algum tipo de problema desse tipo. Isso sem contar, é claro, aqueles que simplesmente nem percebem que precisam se cuidar e sabe os benefícios de cuidar da mente.

mente-saudavel


Com uma mente saudável, não só o seu corpo todo se beneficia, como sua disposição para enfrentar a correria e desafios do dia a dia, também. A vida, de forma geral, entra em equilíbrio.

Os problemas de não cuidar da mente

Negligenciar os cuidados com a mente pode trazer sérias consequências a médio e longo prazo, como pequenos distúrbios, dificuldade em enfrentar problemas e até doenças mentais. Listamos alguns dos principais problemas de não cuidar da mente:

Ansiedade

Considerada o mal do século e um dos problemas mais comuns atualmente. A ansiedade, por si só, é uma emoção comum de todo ser humano, não necessariamente sendo um problema. É normal sentir-se ansioso diante de alguma questão difícil no trabalho ou na vida pessoal.

O problema é que, sem um preparo emocional adequado, a ansiedade pode se desenvolver em uma crise, tornando-se um distúrbio desgastante e difícil, podendo inclusive desencadear problemas mais sérios.

Depressão

Uma das doenças mentais mais conhecidas, e também uma das mais sérias, a depressão é responsável pela alteração do humor, normalmente caracterizado por sentimentos negativos, desmotivadores e uma tristeza profunda por parte do paciente. Existem diversos níveis de depressão, e os cuidados devem ser tomados com a orientação de um especialista.

Síndrome do Pânico

Um dos problemas desencadeados de um alto nível de ansiedade, trata-se de um transtorno em que o indivíduo sofre com crises intensas de desespero, sempre inesperadas e nem sempre sendo reflexo de um sinal de perigo ou alerta real.

Problemas com autocontrole

Antes mesmo de começar a desencadear transtornos e problemas mais sérios, uma pessoa que não tem a mente saudável pode ter problemas ao lidar com dificuldades naturais da vida e assumir um autocontrole emocional diante delas.

Esses são apenas alguns dos inúmeros problemas e dificuldades que podem ser desencadeados por não cuidarmos bem da nossa mente.

5 benefícios de uma mente saudável

Em contrapartida, com uma mente saudável, é possível viver com mais qualidade e equilíbrio, tornando possível apreciarmos mais as coisas boas e lidarmos melhor com as dificuldades da vida cotidiana.

Entre os benefícios de uma mente saudável, estão:

  1. Aprender a controlar melhor a ansiedade para que ela seja uma emoção natural, ativada em situações de tensão e alarme, não um sentimento incontrolável que desencadeia transtornos e inúmeros problemas.
  2. Melhorar o autocontrole emocional, entendendo o que se pode e o que não se pode controlar e fazendo as pazes com suas próprias limitações e dificuldades.
  3. Aprender como lidar de forma saudável com dificuldades e conflitos, já que o equilíbrio mental deixa o indivíduo mais flexível e empático, enxergando o todo e, por consequência, mais aberto a diálogos e a resoluções pacíficas, inteligentes e racionais.
  4. Melhorar a motivação no dia a dia por aceitar as dificuldades e situações negativas como algo natural e valorizar muito mais as positivas, além de exercer a gratidão de forma mais constante.
  5. Melhorar o foco e a produtividade, uma vez que se aprende a não dispersar a mente com distrações e preocupações que tiram o foco de seu verdadeiro objetivo, além de transformar a pessoa em alguém mais coerente e menos impulsiva.

Características de uma mente saudável

Uma pessoa que se preocupa com sua saúde mental e, diariamente, tem atitudes para cuidar do próprio cérebro, consequentemente desenvolve 5 grandes pilares em suas atitudes e personalidade:

Confiança

O indivíduo se aceita muito melhor e, por isso, perde o medo irracional de errar.

Coragem

Com muito mais coragem e liberdade para errar, ele se arrisca muito mais, dando saltos maiores do que as pessoas preocupadas e mentalmente abaladas.

Controle

Como já dito anteriormente, uma pessoa com uma mente saudável tem muito mais controle emocional para lidar com pressão, dificuldades, desavenças e situações desafiadoras.

Propósito

Com a mente mais clara, é mais fácil saber o que realmente se deseja, quais são seus verdadeiros objetivos e qual o melhor caminho para conquistá-los.

Comprometimento

Entendendo suas capacidades e limitações, com propósito e controle para trilhar o caminho certo, o indivíduo com uma mente saudável normalmente apresenta um nível maior de comprometimento com o que se propõe a realizar.

Quais cuidados devemos ter com a mente?

O primeiro passo para entender como ter uma mente mais saudável é incorporar algumas atitudes e pensamentos simples em sua rotina diária, tal como eliminar atitudes tóxicas que acabam com o nosso equilíbrio emocional. Nós ajudamos:

Tenha uma alimentação saudável

Você é o que você come – em seu corpo e mente. Você sabia, por exemplo, que a ingestão de açúcar refinado deixa nosso cérebro mais “turvo” a novas ideias? Uma boa alimentação é capaz de ser combustível para o restante de nossas atividades (e isso vai muito além de perder alguns quilos). Beber muita água e ingerir alimentos que contenham fibras e gorduras saudáveis são boas práticas para ter um cérebro saudável.

Mente Saudável: Tenha uma Alimentação Saudável
Mente Saudável: Tenha uma Alimentação Saudável


Mente saudável, corpo saudável

Não é novidade que a prática de atividades físicas ajuda não apenas o nosso corpo, como também influencia positivamente a nossa mente. Com a rotina acelerada, é comum que nós deixemos de lado pontos importantes como movimentar o corpo e se alimentar bem – mas isso, sem perceber, pode nos prejudicar e muito.

Exercitar-se faz com que fluam mais sangue e oxigênio no corpo, além de liberar a endorfina, o hormônio do bem-estar.  

Mente Saudável, Corpo Saudável
Mente Saudável, Corpo Saudável


Afaste-se de pensamentos e pessoas negativas

É comprovado que estar perto de pessoas positivas faz com que tenhamos gradativamente uma mentalidade positiva. Da mesma forma, manter relação com pessoas que constantemente enxergam apenas o lado negativo das coisas e tendem a te “puxar” para baixo é algo extremamente perigoso para nossa mente, já que isso provoca alterações químicas em nosso cérebro que nos fazem mal. Ou seja: positividade é sinônimo de cérebro saudável.

Afaste-se de pessoas negativas!
Mente saudável: afaste-se de pessoas negativas!


Mantenha seu cérebro ativo e aprenda todos os dias

O cérebro é como um músculo: precisa ser trabalhado e desenvolvido todos os dias. Dedicar-se a sair da zona de conforto e aprender algo novo não apenas dá mais motivação, como estimula e revitaliza o cérebro – além de te tornar uma pessoa mais qualificada diariamente.

Mantenha seu cérebro ativo e aprenda todos os dias
Mente saudável: mantenha seu cérebro ativo e aprenda todos os dias


3 dicas e cuidados para manter o cérebro saudável

1. Medite

Não dá para falarmos de mente saudável sem sugerimos a meditação. A prática, que visa em sua forma geral concentrar-se no momento presente e “silenciar”, momentaneamente, as distrações e ruídos do mundo exterior, pode ser feita em casa (há diversos aplicativos e videoaulas que te ensinam a meditação guiada) e tem inúmeros benefícios. Entre eles, diminui a ansiedade, aumenta o foco e a concentração, ajuda no autocontrole e muito mais.

2. Reserve um tempo para você

Assim como esquecemos ou deixamos de lado nossos cuidados com alimentação e exercícios físicos, devido à rotina, é normal nós priorizamos atividades e obrigações relacionadas a trabalho, estudos e afins. Isso é a receita do desastre da nossa saúde mental.

É importante exercer o foco durante as atividades e prezar pela produtividade – da mesma forma, é essencial entender que o cérebro precisa descansar. Reservar uma parte do seu tempo para estar em contato consigo mesmo, e com as coisas e pessoas que gosta, é primordial para manter a nossa mente saudável.

3. Não tenha medo ou vergonha de buscar ajuda

Autoconhecimento não é uma tarefa simples. Pequenas atitudes ajudam a manter o equilíbrio, mas é preciso entender como está o seu quadro atual de saúde mental e até onde vai o seu limite. Se sentir que precisa de ajuda – profissional ou não – não hesite em procurar. Sua mente agradece.

Conclusão

Cuidar da saúde mental traz benefícios em todos os campos da vida. Com atitudes simples, muita empatia consigo mesmo e vontade de levar um estilo de vida mais leve, é possível manter o seu cérebro muito mais saudável – e você, por consequência, mais feliz.

Deixe um comentário

Skip to content