Como você já conferiu aqui no d/propósito, a Parada LGBT de São Paulo aconteceu no último domingo, dia 23, e não é a toa que a celebração ocorre sempre no mês de junho. De acordo com o professor associado (livre-docente) do Departamento de Jornalismo e Editoração da ECA-USP, Ricardo Alexino Ferreira, o mês refere-se à Revolta de Stonewall a qual aconteceu em Nova York, no dia 28 de junho de 1969, quando um grupo de gays resolveu enfrentar a frequente violência policial sofrida pelos homossexuais. Esse ano, a Revolta de Stonewall comemora 50 anos e foi tema da Parada LGBT de São Paulo.
Como aconteceu a Revolta de Stonewall?
Na data, um grupo de homossexuais que estavam no bar gay Stonewall Inn decidiu não tolerar mais a ação da polícia contra a comunidade LGBT. Permaneceram por diversos dias dentro do bar, recebendo o apoio de uma multidão de gays e lésbicas que, do lado de fora, apoiavam a resistência.
“Desde então, o episódio foi considerado como o da libertação gay, elevando o status de 28 de junho, que passou a ser tido como o Dia Internacional do Orgulho Gay. Outro ponto importante da história que vale ressaltar é que em 2015, o Stonewall Inn recebeu um estatuto especial como catalisador do movimento LGBT”, complementa Alexino que também é doutor em Ciências da Comunicação pela ECA-USP, membro da Comissão de Direitos Humanos da USP e apresentador do programa radiofônico de entrevistas “Diversidade em Ciência” (Rádio USP).
Entenda mais sobre a Revolta de Stonewall
50 anos depois, a Revolta de Stonewall nos mostra que não podemos ficar passivos com relação a qualquer situação de preconceito. Não é fácil lutar, mas juntos podemos alcançar um mundo sem discriminação e livre para todos.
Quer saber mais detalhes sobre a Revolta de Stonewall, confira o documentário sobre o tema: https://www.youtube.com/watch?v=cxSBW79yxjQ.