Caracterizada por surtos, a esclerose múltipla se manifesta por meio de diversas alterações que podem ocorrer em maior ou menor grau.
As principais alterações observadas são a perda de força e firmeza de um ou mais membros, dormências e formigamentos nos pés e mãos, além de vertigens (tontura), que podem vir acompanhadas de náusea, vômitos, tremores, alterações na fala, dificuldade para caminhar e desequilíbrio.
Como nem sempre os sintomas são evidentes e específicos, o diagnóstico correto pode demorar a acontecer, ocasionando sequelas críticas aos pacientes.
Neste episódio inédito do podcast d/propósito, o jornalista Rafael Barros comandou um papo com a também jornalista Cristina Morais, que recebeu o diagnóstico de esclerose múltipla em 2014 e desde então enfrenta a doença com positividade.
Participaram ainda Juliana Cintra, mestra reiki e instrutora de yoga, que recebeu seu diagnóstico em 2013 e Aninha Ruiz, a comunicadora que ama levar uma vida saudável e recebeu seu diagnóstico em 2014.
Com vivências diferentes, elas puderam compartilhar suas experiências e desafios com leveza e descontração.