Do segundo semestre de 2018 até hoje, os canudos de plástico se tornaram os grandes vilões do meio ambiente. É claro que, em um âmbito geral, o utensílio não é o principal problema quando falamos de poluição por plásticos -, mas serviu como alerta para conscientização desse e outros problemas ambientais significativos, gerando novos projetos e ações sustentáveis.

Vivemos em um planeta que hoje acumula mais de 150 milhões de toneladas métricas de plásticos nos oceanos. Em projeção científica, acredita-se que nesse ritmo, teremos mais plástico do que peixes no oceano até 2050 – um cenário triste e, infelizmente, possível.

Por isso a iniciativa com os canudos de plástico foi tão bem-vinda (afinal, só nos EUA todos os dias são utilizados mais de 500 milhões de canudos plásticos). Empresas como Starbucks, McDonald’s e Burger King entraram nessa causa, anunciando a redução ou isenção completa de uso de canudos de plástico em lojas por todo o mundo.

Os governos também apoiaram a conscientização em alguns países, incluindo o Brasil – as câmaras municipais de algumas regiões do Maranhão e São Paulo já aprovaram a proibição de canudos de plástico em hotéis, restaurantes, bares e outros estabelecimentos comerciais.

É claro que, como pontuado, os canudos de plástico são apenas um pontapé inicial. Há muito a ser conversado, pensado e, principalmente, feito. Por isso, listamos alguns dos melhores projetos sustentáveis de diferentes marcas, ONGs e empresas, além de dicas de ações e práticas ecologicamente amigáveis para aplicar no dia a dia. Vamos conhecer?

Projetos sustentáveis

Listamos abaixo 3 projetos sustentáveis incríveis de ONGs, empresas e também escolas:

Projeto Reservalores

Organizado pela ONG Guardiões da Mata Atlântica, o Projeto Reservalores deixar o mar e a areia da Reserva Ecológica Marapendi, no Recreio dos Bandeirantes, gradativamente mais limpos, através de ações como coleta de lixo e conscientização no local.

Casas sustentáveis

Alguns arquitetos, decoradores e escritórios já estão apostando em ferramentas e utensílios para a construção de casas mais sustentáveis. As ideias vão desde energia solar até coleta de água da chuva e controle de aquecimento e resfriamento interno.

Projetos e Ações Sustentáveis
Projetos e Ações Sustentáveis: Casas Sustentáveis


Kits escolares em troca de conscientização

Pensando em como aumentar a conscientização das crianças sobre a preservação da fauna brasileira, a Escola Municipal Rural Lagoa Seca (em Sergipe), em conjunto com o Curso de Observação de Aves de Mata Atlântica, promoveu uma ação em que os estudantes podem trocar estilingues e gaiolas (associados aos pássaros da Mata Atlântica) por cadernos e livros escolares.

Ações sustentáveis nas escolas

Não é preciso, necessariamente, implementar um projeto inovador para promover ações sustentáveis nas escolas. Algumas ações simples já fazem a diferença, não só no planeta como na educação das crianças.

Entre algumas das ideias interessantes, estão ações em prol de evitar desperdício de água, excursões que levam crianças para plantar árvores em parques e pela cidade, visita a oficinas de reciclagem e até mesmo planejar uma horta coletiva entre os estudantes.

Ações sustentáveis nas empresas

Assim como nos ambientes de ensino, algumas atitudes e mudanças pequenas dentro da área profissional podem promover um pensamento mais sustentável. Veja alguns exemplos:

  • Eliminar copos descartáveis, incentivando o colaborador a utilizar seu próprio copo ou caneca – essa prática não só reduz a quantidade de lixo, como faz com que a empresa economize na compra de descartáveis.
  • Promover a reciclagem: para os lixos que não podem ser evitados, o ideal é que a empresa disponibilize lixos separados para reciclagem de cada material.
  • Reduzir a utilização de papel, optando por (sempre que possível) utilizar conteúdos digitais. Além de ser ecologicamente mais indicado, arquivos digitais são mais fáceis de serem organizados e compartilhados.
  • Praticar a economia de energia, através da utilização de lâmpadas fluorescentes ou de LED que, além de mais benéficas ao meio ambiente, são mais econômicas, e também através da conscientização de cada funcionário.  
Projetos e Ações Sustentáveis


Práticas sustentáveis no dia a dia

Independentemente do ambiente em que você se encontra, é possível adotar ações e práticas sustentáveis sem mudar drasticamente a rotina. Reciclar, reutilizar materiais ecologicamente mais indicados e evitar o desperdício são algumas dicas para começar a ser sustentável hoje mesmo.

Além disso, é importante se manter antenado, ler bastante e prestar atenção aos sinais de ajuda que o planeta nos dá.

Deixe um comentário

Skip to content