Lançado no dia 25 de Julho de 2020, data em que se comemora o Dia da Mulher Negra, o Projeto Dandara aconteceu em formato de exposição virtual e é uma série fotográfica criada com o intuito de homenagear às mulheres negras.

O nome Dandara é uma menção à Dandara dos Palmares, que foi mãe, esposa e líder, viveu, guerreou, lutou e morreu por um ideal de liberdade. O intuito do projeto é captar a beleza negra e trazer a reflexão sobre o seu lugar na sociedade, lembrando da história de tantas mulheres que lutaram e continuam lutando por um lugar de aceitação, respeito e visibilidade. Um dos propósitos do projeto é dar uma ótica positiva sobre a mulher negra para o expectador.   

Idealizado por uma fotógrafa negra, Gabriela Nogueira é formada em fotografia e atuante há 10 anos e se especializou em ensaios sensuais, sempre pensando no empoderamento da mulher. Essa foi sua primeira exposição, que aconteceu de forma virtual em virtude da pandemia.

A proposta é que aconteçam outras edições do Projeto Dandara com cada vez mais mulheres de diferentes idades, perfis e histórias de vida, reivindicando visibilidade e acima de tudo, homenageando as mulheres que não se cansam de lutar.

Deixe um comentário

Skip to content