Só quem convive com idosos sabe quantas preocupações envolvem a rotina de cuidados. Apesar de muitos terem o desejo constante de independência, o processo de envelhecimento traz inúmeras mudanças e acompanhá-los de perto é fundamental. Alterações nas funções cognitivas, por exemplo, costumam ser frequentes e implicam em dificuldades e limitações das atividades diárias. 

Para unir este cuidado tão necessário à qualidade de vida das pessoas com deficiência auditiva, estudiosos desenvolveram um novo aparelho que utiliza de sensores integrados e da inteligência artificial para otimizar a experiência auditiva. O Livio AI, como foi batizado, emite alerta se o usuário vir a cair, traduz até 27 idiomas e faz análise cognitiva de bem-estar. O aparelho foi desenvolvido pela Starkey Hearing Technologies, líder mundial em soluções auditivas, e acaba de chegar ao Brasil. 

Pensando principalmente nos idosos, o o Livio Al possui a capacidade de detectar quedas. Por exemplo, se o usuário vir a cair, o dispositivo identifica o impacto e um alerta é enviado diretamente ao celular do familiar cadastrado. A pessoa ainda pode cancelar esse alerta caso consiga se levantar e não haja fraturas. O aparelho também traduz rapidamente uma conversa em 27 idiomas, em áudio e texto, e pode ser conectado a um aplicativo de smartphone (Thrive – disponível para iOS e Android), que monitora a capacidade física e mental do usuário para diminuir possíveis danos relacionados à perda auditiva.

Além disso, como forma de avaliação, o aplicativo fornece três tipos de pontuações: corpo, cérebro e bem-estar. A pontuação corporal é baseada no número de passos que o usuário tenha feito, quanto tempo passou fazendo algum exercício ou ficou em movimento. A pontuação do cérebro mostra os benefícios de usar um aparelho auditivo e fatores de quanto tempo está em uso, seja ouvindo ativamente ou interagindo com outras pessoas. Por fim, o aplicativo combina essas pontuações para medir o bem-estar total. O Livio AI ainda possui um processador com maior qualidade sonora e conta com uma programação remota, que permite a programação do aparelho sem precisar se deslocar até uma clínica.

Inteligência artificial e Inovação

De acordo com a fonoaudióloga da Starkey Camila Quintino, tudo é possível devido a esse ramo da ciência da computação que se propõe a elaborar dispositivos que simulem a capacidade humana de raciocinar e resolver problemas, enfim, a capacidade de ser inteligente.

Com objetivo de melhorar a experiência dos usuários de aparelhos auditivos em todo o mundo e expandir a presença global da empresa, a Starkey Hearing Technologies estabeleceu um centro avançado de Pesquisa e Desenvolvimento (P&D) em Tel Aviv, Israel. A equipe israelense, que irá complementar o time da sede da empresa, em Minnesota (EUA), ficará focada na tecnologia de biossensores, desenvolvimento de algoritmos e pesquisa de processamento de sinais.

Amit Shahar, contratado pela empresa para ser o novo vice-presidente de desenvolvimento avançado, é responsável pelo centro em Tel Aviv. Antes de ingressar na Starkey, Shahar foi diretor sênior do Systems Innovations Group da Intel e agora se reportará diretamente a Achin Bhowmik, que também é ex-executivo da Intel.

“Israel é, hoje, o país que mais investe em Pesquisa e Desenvolvimento no mundo! E nós não poderíamos ignorar esse fato. Continuamos no caminho de não fazer tecnologia a favor da tecnologia, mas, sim, em favor dos nossos pacientes”, afirma Camila. 

Sobre a Starkey do Brasil

A Starkey do Brasil tem sede em Campinas-SP e oferece soluções auditivas inovadoras e exclusivas, com o objetivo de proporcionar mais qualidade de vida às pessoas, por meio da recuperação do prazer de ouvir. Presente no Brasil há 15 anos, a empresa americana é líder mundial em design, desenvolvimento e distribuição de soluções auditivas. É referência em inovação e qualidade de um vasto portfólio de produtos, inclusive personalizados, além de ser pioneira no desenvolvimento do aparelho auditivo intracanal, que é menor e menos perceptível do que os aparelhos tradicionais, e, ainda, soluções invisíveis, que permanecem na segunda curva do canal auditivo, sendo praticamente imperceptíveis.

Saiba Mais

A Starkey do Brasil faz parte da Starkey Hearing Technologies, que engloba, também, as marcas Starkey, NuEar, MicroTech AudioSync, além da Starkey Hearing Foundation, dedicada a promover missões globais com o objetivo de levar mais de 1 milhão de aparelhos auditivos para pessoas necessitadas. 

Deixe um comentário

Skip to content