Com o objetivo de unir homens e mulheres para discutir a importância e os benefícios da diversidade nas corporações e conhecer melhores práticas de ambientes inclusivos e cases que estão dando certo, o Fórum de Diversidade, Liderança e Inovação promoveu na última terça-feira (20.08), uma tarde de muito conteúdo e reflexão no teatro do Shopping Iguatemi Campinas.

Entre os diversos temas tratados, o foco das palestras e painéis foi demonstrar como os ambientes inclusivos, com colaboradores e líderes representando melhor a diversidade, são capazes de criar um terreno fértil para a inovação dentro e fora das organizações.

A futurista Beia Carvalho, que abriu o ciclo de palestras, abordou o futuro na diversidade e ressaltou que o verbo engajar é o mais importante da nossa era. Beia falou ainda que a melhor forma de ‘’infectar’’ as pessoas resistentes à diversidade é pelas emoções.

No painel intitulado “lugar de fala”, mediado por Vanessa Almada (Talent Management e Diversidade para Bosch América Latina), os convidados David Araújo (Bosch), Michelle Siqueira (3M) e Gustavo Prates (IBM), contaram um pouco de suas lutas para conquistar seus espaços dentro das empresas.

Vieses inconscientes

Após o almoço, o espetáculo teatral “Vieses na prática” foi protagonizado pela Cia de Teatro Toque de Areia. De forma descontraída, os atores retrataram situações no meio corporativo onde o viés inconsciente aparece e confirma como ainda somos muito preconceituosos.

Aliás, o viés inconsciente e seus mais diversos tipos foi um tema recorrente em muitos momentos do evento. Após a peça, Luceli Mota, Diretora Executiva da LEW Company, apresentou um paralelo dos vieses inconscientes x inteligência cultural, trazendo a ciência por trás desse comportamento. ”Precisamos sair do piloto automático”, frisou Luceli.

Grandes empresas estão trabalhando pela diversidade

Merece destaque também o painel mediado por Adriana Camargo, diretora executiva da LEW Company, que reuniu Vanessa Lobato (VP de RH Santander), Kleber Daniel (diretor de RH da Valeo) e Lucyane Rezende (diretora de RH da Unilever Brasil) para falar sobre iniciativas de inclusão e valorização da diversidade.

Emocionante mesmo foi saber que empresas tão grandes estão trabalhando em favor da diversidade. Só para se ter uma ideia, o banco Santander lançou, há dois anos, uma série de políticas de diversidade – entre elas a promoção de negros e mulheres, meta que já faz parte da agenda dos 150 principais executivos da empresa. Vale ressaltar ainda que a Unilever leva a equidade de gênero muito a sério, com 50% das mulheres em cargos de liderança.

Princípio de empoderamento das mulheres

O evento contou ainda com Adriana Carvalho, gerente de projetos da ONU Mulheres para os Princípios de Empoderamento das Mulheres. Entre muito conteúdo de alta relevância, Adriana frisou que empoderar as mulheres para que participem integralmente de todos os setores da economia e em todos os níveis de atividade econômica é essencial para construir economias verdadeiramente fortes.

O Fórum de Diversidade, Liderança e Inovação foi promovido pela LEW Company, consultoria especializada em diversidade no recorte gênero, e por Magrella – Ruthinha Cleto Soluções em eventos corporativos, com apoio do Shopping Iguatemi Campinas, Pitaya Comunicação e Cláudia Porteiro Gastronomia.

A equipe d/propósito agradece pelo credenciamento e pela oportunidade de fazer parte de uma agenda tão essencial e totalmente conectada com o nosso portal.

Deixe um comentário

Skip to content