2019 foi o ano em que pudemos presenciar a primeira imagem de um buraco negro. O feito foi comentado e compartilhado pelo mundo todo como um marco histórico para a ciência, sem deixar de observar um fato em particular: a cientista e mulher poderosa responsável por criar o algoritmo que tornou isso possível, Kate Bouman.

Ao lado da equipe do projeto Event Horizon Telescope, Katie foi responsável por decifrar o que eles chamam de “invisível” e entrar para a história da ciência ao criar um algoritmo capaz de entender milhares de dados astronômicos.

Ainda que a cientista esteja por trás do grande feito e tenha contado com o auxílio de outras mulheres na equipe, durante o anúncio oficial da imagem, vemos apenas homens presentes no palco.

Isso, somado ao fato de que apenas 30% dos pesquisadores do mundo são mulheres, nos levanta a bandeira: quantas mulheres poderosas não estão por trás de grandes feitos históricos e nós não fazemos ideia?

De feitos da Nasa a invenções utilizadas até hoje, de primeiras descobertas históricas à luta por igualdade social, essas mulheres poderosas estão muito mais presentes na evolução da humanidade do que os livros de história contam.

Pensando nisso, o d/propósito fez uma lista de 8 mulheres poderosas que fizeram história ao longo do tempo. Vamos conferir?

1. Amelia Earhart: primeira mulher a sobrevoar o Oceano Atlântico

Em 1928, Amelia Earhart foi uma das pioneiras da aviação norte-americana e fez história como a primeira mulher a voar sozinha sobre o Oceano Atlântico. A aviadora também é considerada ícone do empoderamento feminino por ter sido ativamente defensora dos direitos das mulheres.

mulheres-poderosas
Mulheres Poderosas: Amelia Earhart, primeira mulher a sobrevoar o Oceano Atlântico


2. Heddy Lamarr: a “mulher poderosa” por trás do wireless

Quem poderia imaginar que, se hoje você está lendo esta matéria conectado a uma rede wi-fi, deveria agradecer a uma mulher de meados da 2ª Guerra Mundial? Pois é exatamente isso, e os créditos vão para Heddy Lamarr.

Além de atriz de Hollywood, a austríaca marcou história ao criar um sistema de comunicação para as Forças Armadas Norte-Americanas – invenção que serviu, posteriormente, de base para a telefonia celular, bluetooth e também wi-fi.

Mulheres poderosas: Heddy Lamarr, a mulher por trás do wireless
Mulheres poderosas: Heddy Lamarr, a mulher por trás do wireless


3. Marion Donovan: grande inventora das fraldas descartáveis

Se hoje os pais e responsáveis por crianças podem desfrutar da facilidade da fralda descartável, esse mérito é de Marion Donovan: ela foi a mente por trás da invenção que acabou de vez com as fraldas, roupas e jogos de lençóis de pano – tudo isso pensando em facilitar a vida da mulher moderna.

Mulheres poderosas: Marion Donovan, inventora das fraldas descartáveis
Mulheres poderosas: Marion Donovan, inventora das fraldas descartáveis


4. Margaret Heafield: a mulher poderosa por trás do maior feito da Nasa

O homem foi para a lua, mas não sem ter ajuda de uma grande mulher. Margaret Heafield foi uma das principais engenheiras por trás do Projeto Apollo, o conjunto de missões para colocar o homem na lua, e também simplesmente o maior feito da Nasa – ao concluir este objetivo em julho de 1969.

Apollo, o conjunto de missões para colocar o homem na lua, e também simplesmente o maior feito da Nasa – ao concluir este objetivo em julho de 1969.

Margaret-Heafield
Mulheres Poderosas: Margaret Heafield, a mulher poderosa por trás do maior feito da Nasa


5. Marie Curie: primeira mulher na história a ganhar um Prêmio Nobel

Marie Curie é provavelmente uma das mulheres mais famosas (e importantes) no mundo da química até hoje. A polonesa ficou famosa graças às suas pesquisas sobre radioatividade – em uma época em que a presença feminina na área era praticamente nula – e, não suficiente, sendo a primeira mulher a ganhar – duas vezes – um Prêmio Nobel.

Mulheres Poderosas: Marie Curie, primeira mulher na história a ganhar um Prêmio Nobel
Mulheres Poderosas: Marie Curie, primeira mulher na história a ganhar um Prêmio Nobel


6. Kathrine Switzer: primeira mulher a correr a Maratona de Boston

Kathrine Switzer foi a primeira mulher a participar da famosa Maratona de Boston, em 1967. Isso, por si só, já a torna uma mulher poderosa em nossa história – mas há um fato curioso que a torna ainda mais inspiradora: durante a corrida, os organizadores do evento tentaram impedir Kathrine de participar, já que se tratava de uma mulher. O momento fotografado ficou mundialmente conhecido.

Mulheres Poderosas: Kathrine Switzer, primeira mulher a correr a Maratona de Boston
Mulheres Poderosas: Kathrine Switzer, primeira mulher a correr a Maratona de Boston


7. Maria da Penha: a mulher por trás da lei que protege a mulher contra a violência doméstica

Você provavelmente já ouviu falar de Maria da Penha – se não da mulher, ao menos de seu legado: a lei brasileira que aumentou o rigor das punições à violência física. A conquista é boa, mas veio de forma dolorosa: Maria da Penha ficou conhecida por lutar por seu próprio caso, buscando a condenação de seu agressor – e, hoje, ajudando milhares de brasileiras na mesma situação.

Mulheres Poderosas: Maria da Penha, a mulher por trás da lei que protege a mulher contra a violência doméstica
Mulheres Poderosas: Maria da Penha, a mulher por trás da lei que protege a mulher contra a violência doméstica


8. Malala Yousafzai: com apenas 16 anos, a mais jovem mulher a receber um Prêmio Nobel

Os motivos que levam a jovem Malala Yousafzai a entrar nessa lista de “mulheres poderosas” não cabem na nossa conta: a garota paquistanesa é símbolo de força e resistência, não só por sua história (Malala levou um tiro na cabeça aos 14 anos e, aos 16, se tornou a mulher mais jovem a ganhar um Prêmio Nobel), mas por defender os direitos e a educação das mulheres de seu país.

Mulheres Poderosas: Malala Yousafzai, a mais jovem mulher a receber um Prêmio Nobel
Mulheres Poderosas: Malala Yousafzai, a mais jovem mulher a receber um Prêmio Nobel


E então, já conhecia a história dessas mulheres? Conhece alguma outra mulher poderosa que mudou a história do mundo que merece entrar nesta lista? Conta para gente nos comentários.

Deixe um comentário

Skip to content