O olhar empático em relação ao mundo e às pessoas ao redor tem o poder de mudar realidades. E esse exercício é mais simples do que parece. Ele pode ser feito com uma ferramenta que está bastante presente no nosso cotidiano: a fotografia. Com a proposta de levar a fotografia como um instrumento de expressão cultural, o Governo do Estado de São Paulo, por meio da Secretaria de Cultura e Economia Criativa, e Mafra Hospitalar, Simone Araújo, em parceria com a ONG ImageMagica, apresentam o projeto Humanizando Relações.

Levando na bagagem o olhar humanizado, a empatia e a fotografia, educadores do projeto frequentarão o Hospital das Clínicas, em Ribeirão Preto/SP, nos dias 14 a 25 de outubro, com o intuito de estimular a reflexão sobre o cuidar entre a equipe de saúde, considerando a importância do cuidado no cotidiano desses profissionais.

As respostas e os questionamentos sobre o assunto são feitos por meio da fotografia. Os participantes aprendem algumas técnicas e, usando o aplicativo de celular Camino, criam uma foto e legenda que expresse sua mensagem sobre o tema. É um momento de muita reflexão, no qual os participantes andam pelo espaço em que trabalham e frequentam todos os dias, mas observando tudo com outros olhos, mais atentos e reflexivos.

“Quando a gente vai tirar uma foto com o paciente para o projeto, a gente para, olha e pensa em uma frase para colocar na legenda. Então, é o momento de pensar sobre o meu próprio trabalho e o que é o cuidar para mim. Cheguei em casa mostrando a foto que tirei para meu marido e meu filho, toda feliz”, conta a técnica de enfermagem Liliane Mendes, participante de edição anterior do projeto.

As fotografias e legendas criadas pelos participantes se tornam exposições nos corredores dos hospitais, trazendo mais cor e ainda mais coração ao ambiente hospitalar. É também uma oportunidade de a equipe de saúde conhecer mais profundamente seus colegas de trabalho ao observar os produtos criados e os sentimentos por trás de cada fotografia.

Serviço:

Local: Hospital das Clínicas

Endereço: Rua Bernardino de Campos, 1000, Centro, Ribeirão Preto/SP, 14015-130

Datas: 14 a 25 de outubro de 2019

Comunicação e Assessoria de Imprensa:

Camila Pasin: camilapasin@imm.ong
11 2577 9902 | 11 9 98128 5777

Deixe um comentário

Skip to content