Afinal, é o fim do número de curtidas no Instagram? O eterno embate entre likes e conteúdo parece estar em vias de chegar ao fim

Talvez você nunca tenha ouvido falar de Jane Wong, a blogueira de tecnologia de apenas 23 anos que se dedica a pesquisar aplicativos e ganhou notoriedade por descobrir e revelar novas funções em programas e softwares antes mesmo de serem lançados. Para se ter uma ideia, foi ela quem descobriu que o aplicativo Airbnb estava testando uma nova função que avisa os anfitriões quando os aviões de seus hóspedes aterrissam de maneira segura.

Recentemente, ela publicou em seu perfil no Twitter (@wongmjane) algumas fotos que mostram como uma postagem no Instagram ficaria sem exibir o número de likes de forma pública (ou seja, como seria se o Instagram tirasse o número de curtidas do nosso campo de visão). Nesse formato, apenas o dono do perfil poderia ver a quantidade.

Você acompanha o número de curtidas que sua foto alcança no Instagram?

Raro encontrar um usuário da rede social que queira abrir o guarda-chuva para se proteger da “chuva de likes”. Também está se tornando mais comum observar bares e restaurantes com “cenários” destinados para fotos.

O objetivo de tudo isso? Grande parte das pessoas sabe que fotos bem produzidas trazem mais curtidas. E talvez esteja justamente nesse comportamento a resposta para essa nova funcionalidade. Segundo Jane Wong, o Instagram estaria fazendo esse teste de “tirar” o número de curtidas para que os usuários se preocupassem mais com o conteúdo que eles compartilham em razão de quantos likes suas postagens alcançam.

Fim do número de curtidas no Instagram

Afinal, é MESMO o fim do número de curtidas no Instagram?

Enquanto uma boa parte dos influencers provavelmente esteja de cabelo em pé com essa notícia, o Instagram emitiu uma nota informando que não está testando a funcionalidade neste momento, mas ressaltou que procura explorar maneiras de “reduzir a pressão” dentro da rede social.

Podemos ficar “tranquilos” quanto ao Instagram tirar o número de curtidas, mas devemos esperar novidades por aí, naturalmente. E, se alguma delas primar pelo conteúdo, já tem a nossa torcida!

Nos falamos em breve.

2 Comments

  • Avatar
    Rafael Alo
    Publicado 4 de junho de 2019 20:00 0Likes

    Seria ideal para que as pessoas realmente lessem o conteúdo da postagem não linkando o sucesso do conteúdo com o número de curtidas.

  • Avatar
    Jhoi Caetano
    Publicado 7 de junho de 2019 06:05 0Likes

    Mais lindo ainda seria banir os conteúdos falsos “fake news” que tanto nos prejudicam. Mas, poder ver que a cede por audiência nas redes sociais, a qualquer custo, esta no rodar dos programadores, é uma ótima notícia!

Deixe um comentário

Skip to content