Controlar a ansiedade prestes a participar de uma entrevista de emprego é um grande desafio para a grande maioria dos candidatos. O que muita gente não sabe, é que a linguagem corporal é uma das variáveis que não passam despercebidas pelos recrutadores e pode ser decisiva na conquista daquela vaga tão desejada. A expressão corporal inclui, principalmente, os gestos, postura, expressões faciais, movimento dos olhos e muitos outros detalhes que vão colaborar na construção de uma boa imagem.

Confira agora algumas dicas práticas e entenda como alguns sinais podem ser interpretados:

Proximidade

Mantenha-se a uma distância confortável no momento de conversar com o recrutador. Colocar-se muito próximo pode parecer invasivo, enquanto permanecer longe pode denotar timidez.

Postura

Procure sentar-se com as costas eretas e não fique de cabeça baixa. Mantenha uma postura natural, transmitindo confiança e disposição.

Braços cruzados

Esse tipo de posição pode ser interpretada como uma atitude defensiva, demonstrar irritação e dificultar a criação de uma conexão com o interlocutor.

Expressão Facial

Demonstre atenção por meio de expressões faciais alternadas. Se estiver conversando com mais de uma pessoa, divida a atenção olhando para todas. Pratique a empatia.

Movimentos contínuos

Piscar muito rápido, mexer os pés repetidamente ou estalar os dedos, são exemplos de movimentos que indicam tensão e devem ser controlados.

Aparência

A forma como você se veste também é uma forma de comunicação. Procure usar roupas adequadas para o cargo pretendido e alinhadas com a atividade da empresa. Não exagere no perfume e atente-se para asseio dos cabelos e das unhas.

É importante ressaltar que um dos principais objetivos de uma entrevista de emprego é conhecer efetivamente quem você é. Por isso, procure agir com naturalidade afim de estabelecer um diálogo franco e direto, assim será mais simples transmitir suas competências e anseios.

Não desista, boa sorte!

Deixe um comentário

Skip to content