O inverno chegou de vez e nem todo mundo tem a sorte de ter agasalhos, cobertores e um lar quentinho para se aquecer. Nessa época do ano, é comum termos mortes de pessoas e de animais nas ruas por hipotermia, fato que mostra o quanto podemos ser mais solidários e ajudar na mudança desse quadro tão triste.

Por isso, separamos 5 dicas para você aquecer o inverno de quem mais precisa. Vamos ajudar?

aquecer o inverno

1 – Junte os amigos e familiares e faça a arrecadação e doação por conta própria

Certeza que você tem no guarda-roupa algum agasalho que não usa mais ou até mesmo um cobertor que ficou escondido no fundo do armário.

Que tal pegar essas peças que você não usa mais (cobertores, mantas, agasalhos, meias, cachecóis, luvas, toucas entre outros) e incentivar sua família e amigos a fazerem o mesmo?

Vocês podem concentrar a arrecadação na casa de alguém e depois distribuir aos moradores de ruas.

2 – Procure por locais que façam doações, caso não possa fazer diretamente aos moradores de rua

Durante o inverno, muitos locais como instituições de caridade, igrejas, comércios entre outros, fazem arrecadação de peças para doação. Aproveite essa rede do bem e faça já sua doação.

No site da Campanha do Agasalho, você pode, inclusive, procurar por lugares mais próximos da sua residência.

3 – Caso veja algum morador de rua precisando de ajuda, ligue para o 156

Se você estiver em São Paulo e encontrar um morador de rua precisando de auxílio, ligue para o telefone da prefeitura, 156, e forneça o máximo de detalhes sobre a pessoa, além do endereço, para que a equipe localize.

A prefeitura de São Paulo, por exemplo, tem mais de 18 mil vagas nos abrigos, além de vagas emergenciais para esse período do ano.

Vale lembrar que o morador não é obrigado a ir ao abrigo, ele entrará em um consenso com o assistente social que também pode contatar o SAMU para encaminhá-lo a um hospital em casos mais graves.

4 – Comida também aquece

Por que não participar de grupos que doam comidas e bebidas durante as noites frias? Se você não puder estar no momento da distribuição, pode contribuir comprando os alimentos ou até mesmo doando alguma quantia para instituições que atuam com essa ação.

5 – Os animais também merecem se aquecer no inverno

Grande parte dos moradores de rua possuem um bicho de estimação e também têm aqueles que vivem sozinhos pelas ruas e não sabem pedir socorro.

Para ajudar os peludos durante o inverno, você pode arrecadar roupinhas, cobertores, comida, materiais recicláveis como papelão, jornal, caixa de leite, úteis para construir casinhas, por exemplo, para deixar o inverno desses seres tão amáveis mais quentinho.

Deixe um comentário

Skip to content