Além do Julho Amarelo, o sétimo mês do ano também marca a conscientização e o combate ao câncer de cabeça e pescoço. Denominada Julho Verde, a 4º edição da campanha traz como slogan “O câncer tá na cara, mas às vezes você não vê”, e é organizada pela Sociedade Brasileira de Cirurgia de Cabeça e Pescoço (SBCCP) juntamente com a Associação do Câncer de Boca e Garganta (ACBG) e demais instituições parceiras para alertar a sociedade sobre prevenção, diagnóstico, tratamento e reabilitação.

O Instituto Nacional de Câncer (INCA) estima que a cada ano 640 mil novos casos de câncer são diagnosticados e, também a cada ano, é esperado 43 mil novos casos de câncer de cabeça e pescoço no Brasil. Infelizmente, são 10 mil mortes ao ano decorrentes do câncer de laringe e cavidade oral, em virtude da descoberta tardia.

O que é o câncer de cabeça e pescoço?

Segundo a SBCCP, o câncer de cabeça e pescoço engloba tumores que nascem nas regiões aerodigestivas (amígdalas, boca, bochechas, faringe, gengivas, laringe, língua e seios paranasais). Os sintomas incluem feridas na boca ou na pele que não cicatrizam, mau hálito frequente, garganta irritada, dificuldade para mastigar ou engolir e rouquidão por mais de duas semanas. 

Esse tipo da patologia é o segundo mais frequente em homens (8,9%) e o quarto com mais incidência em mulheres (6,3%), com exceção do câncer de pele não melanoma que também é considerado câncer de cabeça e pescoço e um dos que mais matam a população. 

Assim, é muito importante ficar atento aos sinais e procurar ajuda médica, pois o câncer de cabeça e pescoço, ao ser descoberto tardiamente, deixa o tratamento mais custoso, além de sequelas.

Prevenção é a melhor saída

Ter um estilo de vida saudável é fundamental e que pode contribuir muito na prevenção do câncer de cabeça e pescoço. Confira algumas dicas:

  • Tenha uma alimentação saudável;
  • Pratique exercícios físicos com regularidade;
  • Cuide da sua higiene pessoal;
  • Tome cuidado com a exposição solar;
  • Não fume;
  • Bebidas alcoólicas devem ser consumidas com moderação;
  • Relações sexuais somente com o uso de preservativo.

Sua saúde é o seu bem mais precioso. Cuide-se e engaje-se nessa causa divulgando a campanha Julho Verde para todos!

Deixe um comentário

Skip to content