Aplicativos para Mulheres: como a tecnologia pode ajudar na segurança da mulher (e quais são os melhores apps para Android e iOS)

Quando falamos sobre violência contra a mulher, os dados são alarmantes. Em 2017, foram registrados mais de 60 mil casos de estupro no Brasil. Isso significa 164 estupros por dia ou um a cada 10 minutos.

No Estado de São Paulo, os casos de crimes sexuais aumentaram 14% no primeiro trimestre comparado com o mesmo período do ano passado. Já os casos de feminicídio aumentaram 76% nesse mesmo período, de acordo com dados da GloboNews.

Segundo um levantamento do DataFolha, divulgado em fevereiro deste ano, 1,6 milhão de mulheres foram espancadas ou sofreram tentativa de estrangulamento no país no último ano. As mulheres que sofreram algum tipo de assédio somam 22 milhões.

Sabemos que a questão vai muito além de segurança pública, é algo cultural que ainda levará tempo para mudar. Infelizmente, quando se trata de algo cultural, não basta colocar mais policiais na rua ou armar a população. A mudança acontece de forma lenta, na consciência de cada indivíduo.

Diversas iniciativas buscam oferecer auxílio para a mulher que sofre de alguma violência ou se sente vulnerável em meio a essa dura realidade – entre elas, aplicativos para mulheres que visam segurança pessoal e combate à violência.

Preparamos uma lista de aplicativos para mulheres, criados com o objetivo de amparar a mulher, desde aplicativos de denúncia, rotas seguras a transporte exclusivo de mulheres para mulheres.

A importância dos aplicativos para mulheres

Os dados trazidos acima são apenas uma porcentagem do problema em torno da segurança e da violência contra a mulher. Por isso, mulheres se veem constantemente à procura inevitável de se manterem seguras, especialmente em situações que representam risco em potencial, como andar sozinha à noite ou pegar um transporte público.

De forma simples, a tecnologia ajuda a aumentar o leque de soluções para que as mulheres encontrem amparo e evitem alguns desconfortos ou situações arriscadas – daí a importância de conhecer os principais aplicativos para mulheres. Vamos lá?

8 aplicativos para mulheres

1. Mete a Colher

Disponível para iOS e Android

O nome vem colocar por terra a famosa frase “em briga de marido e mulher não se mete a colher”. Pelo contrário, precisa “meter a colher“, afinal, a violência doméstica é responsável por muitos casos de feminicídio.

O app para mulheres tem uma forma de denunciar casos de violência de forma anônima e oferece uma rede de apoio para mulheres que precisam de ajuda.

mete-a-colher

2. Safetipin

Disponível para iOS e Android

Através de mapas, o aplicativo Safetipin indica rotas seguras. As pessoas avaliam as ruas e praças com critérios como visibilidade, iluminação e movimentação de pessoas e essas informações ficam disponíveis no app. Para mulheres que andam sozinhas pela rua, o app é ótimo para mostrar qual o melhor caminho a ser percorrido.

O aplicativo para mulher também tem um botão de emergência e, se a pessoa que estiver usando o app entrar em uma região considerada perigosa, uma mensagem automática é enviada para o contato que ela já selecionou previamente. O aplicativo está disponível apenas em inglês e espanhol.

Aplicativos para Mulheres: Segurança - Safetipin

3. Lady Driver

Disponível para iOS e Android

O Lady Driver é um aplicativo de transporte voltado somente a mulheres, tanto motoristas quanto passageiras. Muitas mulheres se sentem inseguras de pegar um táxi sozinhas devido ao assédio que, infelizmente, ainda é tão comum hoje em dia. Foi daí que surgiu a ideia do app.

Por enquanto, o app só opera em São Paulo (Capital), Guarulhos e em alguma áreas da Zona Sul do Rio de Janeiro, mas o plano é expandir para todas as capitais brasileiras

Aplicativos para Mulheres: Segurança - Lady Driver

4. FemiTaxi

Disponível para iOS e Android

Dentro da proposta de aplicativo de transportes para mulheres, também temos o FemiTaxi. Esse app opera em São Paulo (Capital), Santos, Campinas, Brasília, Rio de Janeiro, Belo Horizonte e Goiânia.

O FemiTaxi conta também com um recurso que possibilita os pais acompanharem por vídeo a viagem do filho sozinho.

femi-taxi

5. Nüshu

Disponível para iOS e Android

O Nüshu opera apenas em São Paulo (Capital), conta com apenas motoristas mulheres e aceita passageiras mulheres e passageiros meninos de até 12 anos.

A origem do nome do app é interessante. Nüshu era um sistema de escrita utilizado na China apenas por mulheres que era incompreensível para os homens.

nushu-app

6. Circle of 6

Disponível para iOS

O Circle of 6 pode ajudar a evitar casos de violência por meio de uma rede de amigos. Trata-se de um app de segurança pessoal em que você escolhe seis contatos de emergência para serem notificados caso você esteja insegura. Esses contatos receberão sua localização e um alerta. O app também oferece a possibilidade de solicitar que seus amigos façam uma ligação para você se quiser escapar de alguma situação em que esteja desconfortável. O app está disponível apenas em inglês, mas tem interface simples.

circle-of-6

7. SOS Mulher

Disponível para iOS

Com o SOS Mulher, você pode cadastrar até cinco contatos de emergência que poderão receber mensagens automáticas caso acionados.

Além disso, há uma área no app reservada para depoimentos pessoais sobre casos de violência.

sos-mulher

8. Malalai

Disponível para iOS e Android

Esse aplicativo para mulheres une duas coisas importantes em uma só: informações sobre rota segura e contatos de emergência. Com ele, você pode escolher a melhor rota com base em informações sobre iluminação, se há movimento, se há policiamento, se há ponto comercial aberto, e selecionar um contato de sua confiança para acompanhar o seu trajeto via celular. O contato de emergência será avisado quando você chegar ao seu destino.

malalai-app

Tem mais algum aplicativo para mulheres importante para segurança pessoal que a gente não listou? Comente aqui e deixe sua sugestão!

1 Comentário

  • Avatar
    Rafael Barros
    Publicado 30 de maio de 2019 14:55 0Likes

    Parabéns Gabi! Curti muito sua matéria 🙂

Deixe um comentário

Skip to content