Você já deve ter ouvido falar que o cérebro é como um músculo e, por isso, deve estar em constante estímulo para se manter “ativo” e saudável.

É claro que a afirmação acima não deve ser levada ao pé da letra, até porque o cérebro não é um músculo. Mas ainda sim ela faz sentido.

Segundo pesquisadores, é preciso manter constantemente a atividade dos nossos neurônios, a fim de evitar o cérebro de atrofiar – assim como um músculo quando não é usado.

Com exercícios que estimulam neurônios, é possível melhorar habilidades como memória, concentração, raciocínio, criatividade e até ansiedade. 

E por que não fazer isso utilizando a tecnologia a seu favor? Existem inúmeros aplicativos para exercitar o cérebro, em diferentes segmentos. 

Com eles, é possível estimular as atividades cerebrais no seu tempo, e o melhor de tudo: brincando!

Separamos hoje alguns apps para exercitar o cérebro e suas principais categorias. Confira a lista completa!

Apps para melhorar o foco

Focus Keeper: Work & Study Timer

Ajuda você a manter sua produtividade alta evitando o desgaste usando o temporizador. 

Nele, é possível personalizar sessões de foco, metas, cores e sons, além de acompanhar sua produtividade com gráficos perspicazes. 

O app tem interface simples, bonita e intuitiva. 

Disponível para IOS e Android.

Smart 

Este app apresenta mais de 28 jogos de lógica e mais de 600 níveis, que estimulam o aumento da atenção, concentração e velocidade de raciocínio. 

Entre as opções de games, estão testes de QI, quebra-cabeças e testes de memória. É adequado para todas as idades e pode ser utilizado inclusive off-line.

Disponível para Android.

Little Things Forever

Com o objetivo de procurar pequenos detalhes em cenários amplos (bem ao estilo “Onde Está Wally”), o app ajuda a desenvolver a concentração, foco e atenção.

No game, você encontra painéis cheios de coisas, e deve selecionar alguns itens em específico, trabalhando a concentração de forma divertida.

Disponível para iOS e Android.

Apps para melhorar a memória

Brain Test Age

Através de algumas atividades rápidas, este aplicativo emite um relatório sobre a sua idade mental.

A partir dele, o Brain Test Age oferece alguns exercícios para aprimorar a sua memória (especialmente a curto prazo) e a sua capacidade de se lembrar de eventos recentes.

Disponível para iOS e Android.

Eidetic

Este aplicativo é totalmente voltado para aprimorar a memória, através do método da “repetição espaçada”.

A técnica consiste ir aumentando o intervalo em que o jogador tem de memorizar alguma informação como, por exemplo, números de telefone ou frases famosas. 

Disponível para iOS e Android.

Apps para exercitar a mente de forma global

Fit Brains Trainer

Este é um dos apps para exercitar a mente mais amplos e completos da nossa lista.

Ele reúne mais de 60 jogos específicos para estimular a forma como o seu cérebro funciona de forma leve e simples.

Assim como um game, conforme você avança os níveis, mais difíceis se tornam os desafios. Para medir o seu desempenho, o aplicativo oferece um display com o seu progresso, além de sugestões de treino personalizadas. 

O app já foi baixado mais de 4 milhões de vezes, sendo um dos melhores do segmento, e pode ser acessado tanto por meio de plataformas móveis quanto através do próprio navegador. 

Disponível para iOS, Android e também pelo navegador.

Brain Trainer Special

Para quem não tem muito tempo, mas quer exercitar o cérebro de forma dinâmica, o Brain Trainer Special é o aplicativo ideal. 

O app oferece pequenos games com diversos tipos de desafios, o que contribui para manter sua mente trabalhando bastante.

Disponível para Android.

Lumosity

O Lumosity é um app para exercitar o cérebro que já soma 70 milhões de usuários, e tem como principal diferencial o fato de oferecer games que se adaptam conforme o desempenho do usuário. 

Cada um dos jogos tem uma função específica, como melhorar a memória e a solução de problemas.

Por fim, o app também oferece um histórico para o usuário acompanhar sua evolução.

Disponível para iOS e Android.


Deixe um comentário

Skip to content