Adotar um cachorro, gato ou qualquer outro bichinho é tudo de bom! Duvida? Separamos 5 razões para você adotar o seu pet de estimação e ter um amor incondicional de quatro patas

Nunca se viu tanto pets shops abertos como nos últimos anos. Dados do Instituto Pet Brasil mostra que esse é um mercado bilionário, o qual movimentou mais de R$ 34,4 bilhões em 2018. 

Entretanto, ao mesmo passo que temos mais acesso para cuidar dos nossos pets, esse mercado também tem um lado cruel: a compra de animais.

A Organização Mundial da Saúde (OMS) estima que existem mais de 30 milhões de animais abandonados no Brasil entre cães e gatos. Visto a grandiosidade desse número, por que comprar um bichinho se podemos adotar? Para cada animal comprado, um sofre na rua. Confira nossas dicas e pense antes de comprar!

5 razões para adotar um cachorro, gato ou qualquer outro bichinho!

adotar um cachorro, gato ou qualquer outro bichinho

1 – Salve vidas

Ao adotar um cachorro ou gato, além de levar o maior amor do mundo para sua casa, você salva uma vida que está sofrendo pelas ruas com fome, frio e dor. 

2 – Ajude a acabar com a superlotação dos abrigos

Assim como na rua, muitos abrigos e ONGs estão com superlotação de animais e nem sempre têm dinheiro suficiente para manter todos os custos. Adotando um amigo, você contribui para diminuir essa lotação.

3 – Maus tratos nos criadouros

Você sabia que alguns criadouros mantêm as fêmeas em péssimas condições, como espaços pequenos, sujos, sem cuidados veterinários necessários, colocando-as para cruzar em todos os cios? Muitas vezes, elas ficam até presas para facilitar o cruzamento e, quando ficam velhas, são mortas ou até abandonadas. 

4 – Mais cruzamentos, mais animais abandonados

Quanto mais animais nas ruas, mais chances de cruzamentos. Dados da American Humane Association mostram que um casal de cães pode originar, em 10 anos, sucessivas gerações: 1º ano – 12 animais/ 2º ano – 66 animais/ 3º ano – 382 animais e assim por diante. Que tal ajudar a acabar com esse ciclo?

5 – Animais não são produtos

Imagina você ser tirado da sua mãe antes mesmo de acabar o tempo de amamentação necessário e ser colocado em uma gaiola como se fosse um produto e ficar ali por dias e até meses? Nada legal né? 

Por isso, não podemos contribuir com essa indústria que trata bichos como um mero produto, afinal, ao comprar, acabamos incentivando esse mercado.

Concluindo… adoção é a melhor opção! 

Essas são apenas 5 das inúmeras razões que poderíamos dar para você adotar e não comprar um animal de estimação. 

Mas, lembre-se: ao adotar, seja responsável, você levará para casa um amigo que dependerá integralmente dos seus cuidados, além de precisar de muito amor e carinho. 

Confira nossa matéria sobre adoção responsável e adote já o seu bichinho!

Deixe um comentário

Skip to content