Para começar este artigo, gostaria de fazer duas perguntas:

Falar sobre dinheiro para você, é algo prazeroso, normal ou é algo que te dá receio, que você evita e te deixa desconfortável? 

Que nota você dá hoje para a sua vida financeira? 

Infelizmente, a maioria esmagadora dos brasileiros responderia à estas perguntas de forma desanimada ou desinteressada (e, se este é seu caso, eu recomendo que continue lendo este artigo!)

Um dos principais motivos disso é a falta de educação financeira. 

Vivemos em uma cultura de consumo – onde somos ensinados a gastar, nunca a poupar. A trabalhar para pagar as contas, e talvez se divertir um pouco com o que sobra (quando sobra).

E, por isso, este acaba sendo um assunto que muita gente evita tocar, por parecer um “martírio”, ou algo massante. 

Mas a boa notícia é que existe, sim, a possibilidade de reverter essa situação, e de ter controle sobre sua vida financeira.

Educação financeira é um assunto que tem sido cada vez mais frequente e, por isso, ter acesso à conteúdos simples, que falam desse assunto de forma descomplicada e prática, tem sido uma tarefa cada vez menos árdua.

Para te ajudar nessa empreitada de finanças pessoais, trouxemos hoje uma lista com 6 livros sobre educação financeira, que abordam tudo o que engloba o assunto: do controle pessoal até investimentos.

Confira!

Pai Rico, Pai Pobre (Robert T. Kiyosaki e Sharon Lechter)

“Pai Rico, Pai Pobre” é um dos livros mais vendidos e comentados sobre esse tema, aborda assuntos como empreendedorismo, finanças pessoais e hábitos. 

O livro propõe quebrar alguns estigmas sobre o que precisamos fazer de fato, ou não, para enriquecer, desconstruindo alguns tabus como “você deve estudar para trabalhar em uma boa empresa” ou “não posso comprar tal coisa”.

Contrapondo estes pensamentos, o livro convida o leitor a ter um pensamento mais crítico sobre seu dinheiro e suas ações. Ao invés de estudar para trabalhar em uma boa empresa, você pode estudar para ter a sua própria empresa. Da mesma forma, ao invés de pensar que não pode comprar algo, você pode pensar no que você pode fazer para conseguir conquistar este mesmo algo. 

De forma simples, didática e trazendo ensinamentos que obteve observando seu próprio pai biológico, o autor prova que enriquecer é muito mais uma questão de mudança de hábito, do que de “ter mais dinheiro”.

Quem pensa enriquece (Napoleon Hill)

Este livro foi escrito há mais de 90 (!) anos atrás, mas seus ensinamentos continuam extremamente atuais e relevantes.

O autor, Napoleon Hill, passou cerca de 20 anos estudando milionários (como Henry Ford e John Rockefeller) para encontrar, por fim, 15 características em comum que os difere de pessoas que apenas “querem” ter sucesso (mas não conseguem).

A obra é um grande best-seller, alcançando mais de 30 milhões de exemplares ao redor do mundo.

Casais inteligentes enriquecem juntos (Gustavo Cerbasi)

Talvez você não saiba, mas este é o livro que está por trás do filme “Até que a Sorte nos Separe”. 

O livro é prático e fácil de ler, por tratar de assuntos reais bem próximos à realidade de qualquer leitor em um relacionamento (do namoro até o casamento mais duradouro).

Cerbasi ensina como criar um planejamento financeiro sólido a dois, planos sobre aposentadoria, previdência, educação financeira dos filhos, o momento certo de dar passos grandes (como comprar uma casa, por exemplo), como lidar com herança… trata-se de um verdadeiro guia de finanças em casal. 

Me Poupe! (Nathalia Arcuri)

Me Poupe! 10 passos para nunca mais faltar dinheiro no seu bolso é uma recomendação excelente para quem não tem controle financeiro nenhum, quer sair “do buraco” mas não sabe nem por onde começar.

Nathalia Arcuri (jornalista e também dona do maior canal de finanças do mundo no YouTube) ensina, de uma maneira bem despojada – com direito até à alguns palavrões – como poupar sem ter que abrir mão do que é importante para você, e como fazer o seu dinheiro trabalhar para que você consiga realizar seus verdadeiros objetivos.

Para quem está perdido e quer desenvolver um pensamento mais consciente e começar a investir, este é o livro ideal.

Adeus, aposentadoria (Gustavo Cerbasi)

Também do autor brasileiro Gustavo Cerbasi, essa é uma das obras mais vendidas no Brasil nos últimos anos, e não é para menos. 

Com as mudanças políticas e econômicas do país, mesmo aqueles que mais odeiam falar sobre dinheiro se preocupam com o que irá acontecer quando envelhecerem, e se poderão contar com o auxílio da previdência pública ou privada.

Sem rodeios, o autor defende que a aposentadoria não é mais um sistema certo, e apresenta uma nova maneira de se preparar para o futuro.

E faz isso de forma prática, propondo inclusive algumas opções personalizadas de como administrar o seu patrimônio, dependendo de sua faixa etária atual. Uma leitura recomendada para todas as idades!

Aprenda a Investir (Leandro Martins)

Com as dicas de livros sobre educação financeira anteriores, você já terá aprendido como mudar os seus hábitos ruins, aprender a poupar e priorizar os seus objetivos, terá uma mente empreendedora muito mais afiada e saberá até como dividir os planos de riqueza com seu parceiro ou parceira.

Sendo assim, esta última recomendação é para fazer o seu dinheiro poupado render muito mais, para você dominar o mundo dos investimentos.

Esta é, inclusive, uma leitura recomendada tanto para quem nunca investiu, como para quem já investe.

Leandro Martins (dono da carteira recomendada que mais valorizou em 2019 no Brasil) ensina que investir não é uma tarefa complicada, tampouco é algo só para quem tem dinheiro (com R$30,00 você já consegue começar).

O livro aborda um pouco dos principais tipos de investimento: renda fixa, fundos de investimento, ações e até mesmo “especulações financeiras”, com análises gráficas mais profundas.

Para ter sempre ao lado e ir se aprofundando aos poucos, junto com a leitura!

Com todas essas dicas de livros sobre educação financeira, ficou mais fácil fazer o seu planejamento, e transformar o assunto “dinheiro” em algo muito mais prazeroso!

Deixe um comentário

Skip to content